Gastronomia: dez tendências alimentares que veremos em 2021

Kadu Giacomini |

A Whole Foods Market é uma rede de supermercados dos EUA que comercializa produtos naturais, orgânicos e sem gorduras artificiais, sendo a maior rede do gênero e inspirando o surgimento de outras empresas ao redor no mundo.

Junto a 50 membros da equipe, incluindo fornecedores locais, compradores regionais, globais e especialistas culinários, a Whole fez uma previsão para as tendências alimentares de 2021, inevitavelmente, impactadas pela pandemia.

Os hábitos de comer em casa ou fazer compras mudaram.

Como a nova realidade é o home office, mais pessoas estão reservando tempo para desfrutar o café da manhã ao longo da semana, por exemplo.

1. SAÚDE E BEM-ESTAR.

Saúde e bem-estar estão recebendo mais atenção de consumidores, à procura de produtos que aumentem a imunidade. Assim, mais fornecedores irão incorporar ingredientes funcionais como vitamina C, cogumelos e alho em seus produtos.

2. CAFÉ DA MANHÃ.

Com o home office na moda, não demorou para o marketing rotular a primeira como a refeição mais importante do dia. Consequentemente, isso gerou alta na economia de produtos do café da manhã.

3. COZINHEIROS DOMÉSTICOS.

A crise causada pela Covid-19 tornou as pessoas habilitadas para pilotarem seus fogões e prepararem a própria comida.

E assim, multiplicaram-se os cozinheiros domésticos. E uma curiosidade: massas, molhos e temperos destacam-se entre os alimentos mais buscados.

Portanto, uma previsão para o próximo ano é: “o básico nunca mais será entediante”.

4. SABOR DE CAFÉ.

Outro fato analisado pela revista é que amantes do café poderão encontrar mais produtos com o sabor da bebida, incluindo barras, granolas, reforços de smoothie, iogurte e bebidas alcoólicas pelas prateleiras dos supermercados, já que é um vício para muita gente.

5. BEBÊS.

Haverá um boom do que chamamos nos EUA de squeeze pouches que são as papinhas para crianças, ricas em ingredientes saudáveis como o alecrim, cenoura, linhaça e ômega-3.

6. SUSTENTÁVEL.

Com a alta de consumidores interessados em sustentabilidade e na redução do desperdício de alimentos, haverá um interesse maior em alimentos reciclados, como por exemplo, brigadeiro de casca de banana e suco da casca de abacaxi com capim cidreira. Além disso, empresas alimentícias estão procurando maneiras de lidar com o desperdício de alimentos.

7. ÓLEO.

O óleo de cozinha tradicional é um item presente na despensa dos os brasileiros, mas já há substituições saudáveis no mercado, como provenientes de sementes de nozes, coco, abacate ou abóbora.

8. KOMBUCHA.

Eu amo Kombucha em sua versão original que é uma espécie de chá fermentado que, assim como o Kefir, conta com características probióticos que podem fazer muito bem para a nossa saúde. Uma curiosidade é que as tendências apontam para uma maior procura pela sua versão alcoólica que já estão nos corredores de bebidas. Vou provar e volto pra contar.

9. SORRY, COUVE-FLOR.

Desculpe, couve-flor. O novo queridinho 2021 é o grão de bico. Não posso negar que este é um produto bem versátil, dele podemos fazer tofu, farinha, e até mesmo cereais e petiscos.

10. FRUTAS E VEGETAIS.

Não se surpreenda ao ver cogumelos ou jaca servidos como “carne seca”. É uma forma nova de introduzir na nossa alimentação frutas e e vegetais que estão entre as tendências de maior consumo atualmente.

Qual a sua opinião sobre essas tendências?

Receita para dar aquele ‘UP’ geral no sistema imunológico e ajudar no sistema digestivo

Eu tenho certeza que quando você criar a rotina de tomar este shot diges- tivo a sua saude em geral vai dar aquele upgrade!

Não precisam ser apenas pela manhã, podem ser ingeridos antes de refeições também! Eu gosto de usar pela manhã, 30 ou 40 minutos antes do café da manhã para deixar os antioxidantes trabalharem no nosso corpo dando aquela faxina geral depois de uma noite de sono.

– Suco de 1 limão

– 1 colher de chá de vinagre de maçã

– 2 colheres de água em temperatura ambiente

– Meia colher de gengibre fresco ralado

– 1 colher de cúrcuma ou açafrão da terra ralado (pode ser em po – também )

– Pitada de pimenta do reino

Misture tudo e sinta este DETOX varrendo o seu corpo!

Uma dica pratica também seria comprar garrafinhas de suco bem peque- nas e deixar preparados para os próximos 2 ou 3 dias mantendo bem fechados na geladeira.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× Como posso te ajudar?
Layout Agência de Marketing São Paulo